A origem do violão

Há duas hipóteses prováveis sobre a origem desse instrumento musical. Uma delas é a de que o violão tenha sido derivado do Alaúde Caudeu-Assírio que os Egípcios, os Pérsas e os Árabes levaram junto para a Espanha; a outra hipótese é de que o violão sofreu diversas transformações e adaptações a partir de um instrumento grego denominado Kethara Grega ou Assíria ( que foi a precursora da Cítara ou Fidicula Romana), da Rotta ou Crotta medieval inglesa e, finalmente, da Vihuela que surgiu na Espanha no século XVI.
Quando os Árabes chegaram à Espanha com seus Alaúdes, provavelmente teriam encontrado lá a vihuela.
Ao analisarmos as cantigas de Santa Maria, do Rei Afonso X, denominado el Sábio Rei de Castela no período de 1221-1284, vemos que aparecem ilustrações de dois tipos diferentes de guitarra, uma oval com a incrustrações e desenhos Árabes, tocada por um músico Mouro, o que seria a guitarra mourisca, e outra na forma do número oito com incrustações laterais, tocada por um músico de feições Romanas, que seria a guitarra latina ou o precursor do violão.
No século XIV, Guillaume de Machault cita em suas obras a guitarra mourisca com quatro coros de cordas, era usada para acompanhar cantos e danças populares, enquanto que a guitarra latina a vihuela, pertencia ao músico culto da corte.
A vihuela tinha três denominações distintas: vihuela de mano ( nada diferente do violão atual ), vihuela de arco e vihuela de plectro.
A vihuela de mano constava de cinco cordas duplas mas a primeira que era simples. Os vihuelistas alem de precursores dos guitarristas do céculo XVII, criaram também métodos e formas musicais que serviram de base para toda a música instrumental que viria depois.
Devido a busca de novos recursos e maior intensidade sonora a vihuela veio a desaparecer. O povo, porém fiél à guitarra continua descobrindo novos caminhos para ela, utilizando inicialmente para os rasgueados e acompanhamento do canto. Por ser muito usada na Espanha, a guitarra passa a ser conhecida nos demais países como Guitarra Espanhola, sendo que seu período de triunfo ocorrera no século XVII.